Oráculos com cartas

SINCRONICIDADE: COINCIDÊNCIA E OPORTUNIDADE

Há sem dúvida, uma ligação entre a psique humana e os eventos externos, o mundo interior e o mundo exterior. Todas as religiões pregam a existência de um elo básico entre nós e os outros e com o Universo como um todo.

As explicações concernentes a isso variam consideravelmente e nenhuma delas é de fato, convincente, nem completa por si mesma. A sincronicidade, definida por C.G. Jung como “uma significativa coincidência”, é um meio pelo qual essa ligação se manifesta em nosso cotidiano. Com muita frequência, esses momentos geralmente passam despercebidos e quase sempre não são reconhecidos pelo que realmente representam.

O conceito de sincronicidade dá-nos uma introvisão de como os Oráculos servem de ponte ou elo entre o mundo interior e o mundo exterior, e mostra que, o que pode parecer uma coincidência ou acaso, é na verdade, um evento diretamente relacionado. Mas esse eventos não é como uma sequência usual de causa e efeito, ação e reação; portanto, não se pode traçar sua origem nem explicá-lo em termos lógicos sem ordem cronológica, a razão: o evento sincronístico não provém do tempo linear, mas do “eterno”.

ORÁCULO E JUNG

Tendo descoberto que o ser humano era motivado por instintos interiores criativos e por impulsos materiais externos, Jung começou a investigar o invisível elo sincronístico entre o indivíduo e o seu ambiente.

Jung descobriu que quando consultamos um Oráculo, sejam cartas de Baralho ou qualquer outra forma, estamos deliberadamente procurando uma interpretação pela sincronicidade. Nós, em virtude de inconscientemente selecionarmos determinadas cartas, ou outros objetos de Oráculo, nos colocamos numa posição em que realmente causamos aquele momento coincidente ou sincronístico, a intemporalidade. O resultado disso é que tomamos contato com o passado, presente e futuro.

Fonte:

Livro PADRINHO, Juruá. Oráculos utilizados pelo povo cigano. São Paulo: Alfabeto, 2015. Pg 32 – 34.

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s